Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais
Campus Samambaia/UFG - 29/09 a 02/10/2013

36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED - Goiânia / GO
Campus Samambaia/UFG - 29/09 a 02/10/2013
Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais
Imprimir

Trabalhos GT21 - Educação e Relações Etnico-raciais

GT-CÓD. AUTOR(ES) TÍTULO LINKS
GT21-2578 EDUARDO QUINTANA A RELAÇÃO ESCOLA-TERREIRO NA PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS CANDOMBLECISTAS Resumo
Íntegra
GT21-2670 DÉBORA CRISTINA DE ARAUJO O QUE JÁ DISSERAM A RESPEITO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE)? UM ESTUDO EM ANDAMENTO Resumo
Íntegra
GT21-2678 LUIZ FERNANDES DE OLIVEIRA
MARCELINO EUZEBIO RODRIGUES
A CRUZ, O OGÓ E O OXÊ: RELIGIOSIDADES E RACISMO EPISTÊMICO NA EDUCAÇÃO CARIOCA. Resumo
Íntegra
GT21-2726 RUTH PAVAN
MARIA CRISTINA LIMA PANIAGO LOPES
A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO INTERCULTURAL COM INDÍGENAS POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO NÃO-CONVENCIONAL Resumo
Íntegra
GT21-2892 NATALINO NEVES DA SILVA A (in)visibilidade da juventude negra na EJA percepções do sentimento fora do lugar Resumo
Íntegra
GT21-3084 JOSE EUSTÁQUIO DE BRITO DO QUILOMBO AO CANAVIAL: desafios e perspectivas para a implementação da Educação Escolar Quilombola numa comunidade do Médio Jequitinhonha Resumo
Íntegra
GT21-3099 JEANES MARTINS LARCHERT EPISTEMOLOGIA DA RESISTÊNCIA QUILOMBOLA EM DIÁLOGO COM CURRÍCULO ESCOLAR Resumo
Íntegra
GT21-3117 KALYLA MAROUN
EDILEIA DE CARVALHO SOUZA ALVES
SUELY NORONHA DE OLIVEIRA
Educação escolar quilombola: diálogos e interfaces entre experiências locais e a institucionalização de uma nova modalidade de educação no Brasil Resumo
Íntegra
GT21-3215 LEUNICE MARTINS DE OLIVEIRA Educação e Cultura Negra: fortalecimento de identidades e de direitos Resumo
Íntegra
GT21-3271 LUCINEIDE NUNES SOARES
SANTUZA AMORIM DA SILVA
Relações Étnico-raciais e Educação Infantil: ouvindo crianças e adultos Resumo
Íntegra
GT21-3283 WAGNER ROBERTO DO AMARAL OS CIRCUITOS DE TRABALHO INDÍGENA: OS PROFISSIONAIS INDÍGENAS COMO NOVOS SUJEITOS DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Resumo
Íntegra
GT21-3386 GUSTAVO DA SILVA KERN RACIALISMO, EUGENIA E EDUCAÇÃO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Resumo
Íntegra
GT21-3444 THIAGO DOS SANTOS MOLINA A didática da dupla consciência e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana Resumo
Íntegra
GT21-3455 TANIA MARA PACIFICO
ROZANA TEIXEIRA
NEGRITUDE E BRANQUIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO FÍSICA Resumo
Íntegra
GT21-2856 RODRIGO EDNILSON DE JESUS A “Constituição” da nação brasileira em disputa: o debate em torno da (in) constitucionalidade das Ações Afirmativas Resumo
Íntegra
GT21-3400 MARCOS ANDRÉ FERREIRA ESTÁCIO DIALOGAR COM A DIFERENÇA: ESCUTA DAS VOZES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AS QUOTAS ÉTNICAS Resumo
Íntegra
GT21-3212 JAQUELINE BARBOSA SILVA
FÁTIMA APARECIDA SILVA
FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO: ações e desafios no contexto do Pibid Diversidade Resumo
Íntegra
GT21-3207 KATIA CRISTINA NOROES UNICAMP - Cotas na Pós-Graduação e a perspectiva de conquistar outros espaços para a produção de conhecimento Resumo
Íntegra